O líquido de arrefecimento do motor é algo em que você não pensa muito até que o motor superaqueça ou que a luz de advertência seja ativada no painel. Quando isso acontece, e você tem conhecimento suficiente para verificar se o recipiente está vazio, a decisão passa a ser que tipo usar para reabastecer o sistema.
![Imagem de uma pessoa colocando líquido de arrefecimento no reservatório.](https://static.wixstatic.com/media/d54ada_d439ab621211429ab1805cb67958efc3~mv2.jpeg/v1/fill/w_144,h_81,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/d54ada_d439ab621211429ab1805cb67958efc3~mv2.jpeg)
O líquido vem em uma seleção de cores variadas, por isso, ninguém pode culpá-lo por ficar na frente do suporte com vários tipos diferentes balançando a cabeça e se perguntando qual escolher.
Na verdade, é muito importante que você escolha o certo para o seu carro. Se você decidir apenas pegar o aditivo (forma concentrada) ou líquido de arrefecimento (forma diluída) de cor mais lhe agrada, despejá-lo no recipiente e depois pegar sair pela rua sem pensar duas vezes, você pode ter alguns problemas no caminho.
O que é líquido de arrefecimento do motor?
O líquido de arrefecimento é uma solução à base de água que inclui inibidores para proteger o motor contra corrosão e danos. Basicamente, é como o próprio nome sugere, o líquido de arrefecimento funciona para resfriar o motor.
Com todas as suas partes móveis, um motor gera muito atrito e calor e o líquido de arrefecimento passa por canais no motor para retirar esse calor. Em seguida, ele flui para o radiador, onde é resfriado antes de voltar ao motor para iniciar o processo novamente.
O líquido de arrefecimento também inibe a corrosão e o acúmulo de incrustações dentro do motor e em todos os outros componentes pelos quais ele se move. Os motores refrigerados a água podem enferrujar com o tempo e o líquido de arrefecimento inibe esse processo.
Os motores são feitos de diferentes materiais - como liga de alumínio, ferro fundido e outros metais - e o líquido de arrefecimento usado em um motor específico precisa funcionar bem com esses materiais. É por isso que diferentes tipos de líquidos e aditivos estão disponíveis.
![imagem do motor de um carro.](https://static.wixstatic.com/media/d54ada_baf314d12b814b39b8acd347fe2e6120~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_98,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/d54ada_baf314d12b814b39b8acd347fe2e6120~mv2.jpg)
Você pode usar tipos de líquidos diferentes?
O tipo de líquido de arrefecimento e inibidores a serem usados em um veículo são determinados pelo fabricante do veículo. A mesma marca e modelo de veículo pode usar aditivos diferentes, essa decisão passa pela consideração não apenas do tipo de veículo, mas do clima e da região onde o veículo será conduzido.
Misturar ou usar um líquido de arrefecimento não recomendado para um veículo pode causar corrosão e danificar não apenas o motor, mas também componentes como bomba d'água, mangueiras do radiador e junta do cabeçote.
A cor do líquido não é um indicador confiável de compatibilidade. Sempre leia a embalagem para confirmar se o líquido de arrefecimento está correto conforme as recomendações do fabricante. Se você misturar líquidos de cores diferentes, eles geralmente não se misturam bem e alguns podem formar uma substância semelhante a gel. Isso interromperá o fluxo do líquido de arrefecimento, causando bloqueios que podem levar ao superaquecimento do motor, bem como danos ao radiador, às camisas de água e ao núcleo do aquecedor. Além disso, a bomba de água pode superaquecer e falhar.
Então, se você está se perguntando se pode misturar o líquido vermelho e verde para tentar fazer uma deliciosa mistura amarela, a resposta é um retumbante NÃO! Não faça isso. Se você fizer isso, o motor provavelmente não explodirá imediatamente, mas misturar ou usar o líquido errado provavelmente causará danos ao motor e possível falha do motor ao longo do tempo.